terça-feira, 27 de novembro de 2012

Regulação do ciclo celular


Pontos de checagem do ciclo celular

A progressão de uma célula ao longo do ciclo celular, isto é, sua passagem pelas fases G1, S, G2 e mitose, dependendo de fatores externos e internos à celular. Em geral, as células precisam ser estimulados a se dividir por substancias denominadas fatores de crescimento celular. Mesmo na presença desses fatores, certas células só duplicam o DNA quando atingem um tamanho mínimo, necessário à produção das células-filhas viáveis. Mesmo que essas duas condições sejam atendidas, o ciclo celular pode ainda ser interrompido em determinados momentos, por exemplo, caso ocorram danos ás moléculas de DNA. Os pontos específicos do ciclo celular, em que a célula "decide" se o prossegue ou não, são chamados pontos de checagem.
O principal ponto de checagem do ciclo celular ocorre no final da fase G1. Se, nesse momento, não estiverem presentes os fatores de crescimento necessários, a célula entrará em G0 em vez de entrar em S, e poderá permanecer longo tempo nesse estágio, sem se dividir. Como mencionamos anteriormente, os fibroblastos da pele permanecem em G0 até a ocorrência de um ferimento, por exemplo. Nesse caso, sua proliferação é estimulada por fator de crescimento liberado pelas plaquetas sanguíneas. Esse fator atinge os fibroblastos da vizinhança da lesão, levando-os a duplicar seu DNA e a se dividir, originado novas células que atuam na cicatrização do ferimento.
Além do ponto de checagem no final da fase G1, há outros mecanismo sinalizadores que fazem com que os eventos do ciclo ocorram em uma sequência  definida e coordenada. Por exemplo, é fundamental que a célula só começa a se dividir depois de ter completado a duplicação dos cromossomos. Se isso não ocorresse, as células-filhas receberiam cópias incompletas dos cromossomos da célula-mãe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário